Juventudes: desafio pendente. Estudo sobre as juventudes na América Latina e Caribe
Resumo de achados regional e nacionais. 14 países
Uma das principais linhas de ação da Friedrich-Ebert-Stiftung é o trabalho com jovens políticos em nível nacional, regional e global. Juventude: uma questão pendente é um projeto regional da FES na América Latina e no Caribe que tem como objetivo coletar e discutir informações e dados sólidos sobre a participação e as atitudes políticas dos jovens na região.
No âmbito deste projeto, entre janeiro e fevereiro de 2024, foi aplicada uma pesquisa a cerca de 22.000 jovens em 14 países da região por meio da metodologia de painéis web. Esta pesquisa foi realizada pela empresa YouGov.
Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O questionário aplicado em cada país contém perguntas destinadas a conhecer as formas, os modos e as motivações da participação na política, o posicionamento em relação às questões atuais, bem como a percepção da democracia e o uso das redes sociais para a política.
Este documento apresenta uma compilação dos principais resultados dos quatorze relatórios nacionais.